terça-feira, 16 de novembro de 2021

Vale a pena passar o Natal fora de casa?

Existem várias opções para quem prefere viajar no Natal, abrindo mão das grandes reuniões em família 


Ana Longo
Fonte:www.viajenaviagem.com
Em: 1710/21


Papai Noel encanta as crianças trazendo a magia do Natal
Imagem: unsplash.com

Ao considerar passar a noite de Natal fora de casa, leve em conta tudo aquilo de que você está abrindo mão: a grande reunião de família, a árvore de Natal, a criançada rasgando papel de presente e experimentando os brinquedos novos no chão da sala. Nada disso costuma ser replicável numa viagem.

Noite de Natal num resort ou boa pousada

Se você vai para um resort pode ter certeza de que haverá uma ceia bem montada. Isso também vale para muitas pousadas mais estruturadas. Pousadas simples, porém, podem não oferecer nada na noite de 24.

Noite de Natal em cidade turística

Em cidades pequenas, que dependem do turismo, não é tão difícil conseguir lugares abertos na noite de 24 e passeios funcionando no dia 25. Alguns lugares estarão fechados e alguns programas, indisponíveis, mas com alguma organização (e se dispondo a abrir a carteira) você não passa o Natal em branco.


Viagens super natalinas - Natal em cidade grande

Se você for passar a noite de Natal numa cidade grande (tanto no Brasil quanto no exterior), saiba que, além de provavelmente não ser oferecida nenhuma ceia no seu hotel, vai ser difícil conseguir encontrar restaurantes abertos para jantar no dia 24. Por isso, antes de viajar, entre em contato com o hotel para saber o que eles costumam recomendar para os hóspedes na noite de 24.

                                                                                                                    

Passar o Natal fora de casa é uma escolha
Imagem: wall.alphacordes.com


Solução para não passar o Natal em branco 

Caso você esteja numa cidade onde tudo vai fechar na noite de Natal, use a nossa fórmula  que vale tanto para Natal quanto para Réveillon. Passe de manhã em mercados finos, compre comidinhas bacanas e monte uma ceia pique-nique no quarto do hotel. Uma videochamada pelo Whatsapp ou Zoom permite se conectar à família que não viajou.

Quais são as viagens de Natal que realmente evocam o espírito natalino?                                                                               

Gramado se prepara para receber milhares de turistas
Imagem: umasenhoraviagem.com


Natal em Gramado

No Brasil, o destino óbvio é Gramado, que entre fim de outubro e início de janeiro se transforma na terra do Papai Noel na Serra Gaúcha. Não são só os espetáculos do Natal Luz: respira-se Natal dia e noite na cidade. E Gramado não deixa seus visitantes na mão na véspera de Natal: há ceias em hotéis e restaurantes.


Natal em Curitiba                                                                                                            

Tradicional coral de Curitiba animando as comemorações de Natal
Imagem: guaira.curitiba.br

Curitiba também tem grande tradição natalina. Não pode se fantasiar inteira de Natal como Gramado, mas marca a data com decorações pontuais e ótimos eventos. O site Natal Luz de Pinhais traz a programação completa e, de lambuja, dá sugestões de restaurantes que abrem para a ceia de Natal.


Natal na Europa

Na Europa, as viagens de Natal mais fofas são países de cultura germânica, onde as tradições dos mercados natalinos é mais forte. Para aproveitar, não dá para chegar em cima da hora: em muitas cidades os mercados só funcionam até o dia 23. Durante boa parte do mês de dezembro, porém, esses mercados se tornam o epicentro de muitas cidades, com o povo indo bater ponto depois do expediente. Por enquanto, na região dos grandes mercados natalinos apenas  Alemanha e Suíça estão abertas para brasileiros. Acompanhe a abertura dos países a viajantes brasileiros neste post.


Natal na Alemanha                                                                                                            

Mercado de Natal na Alemanha
 Imagem: bestwallpapers.com


Um grande destino para uma viagem de Natal em família é Munique. Além dos mercados, Munique propicia excelentes bate-voltas aos arredores (castelo da Cinderela em Neuschwanstein, neve e esqui no Zugspitze, até mesmo um pulinho em Salzburg na Áustria). Ainda na Alemanha, Berlim combina a fofura dos mercados natalinos com a vibe alternativa da cidade mais interessante do país.


Natal na Suíça                                                                                                                                  

Mercado de Natal na Suíça
Imagem: vietravel.com

Se o seu destino for a Suíça, prefira as cidades da Suíça alemã, como Zurique, Lucerna (nossa cidade preferida na Suíça) e Berna. Aproveite também para combinar com uma experiência de neve, em estações como Zermatt, Interlaken ou St. Moritz. As passagens estarão caras, mas é possível encontrar bons preços em hospedagem. O frio atrapalha a turistagem, então programe um ou dois dias a mais do que você ficaria em cada escala do itinerário. As sugestões deste tópico se restringem a países que já tenham aberto as fronteiras para brasileiros.

Natal em Nova York

Responsável por transformar o Natal na data mais comercial do ano, os Estados Unidos capricham na decoração… e nas vendas. Os Estados Unidos anunciaram a reabertura para brasileiros em novembro, mas ainda não saíram todos os detalhes. Nos Estados Unidos, Nova York encanta pela decoração das lojas e, por que não, pelo frio (ocasionalmente pode até nevar). Jantar no dia 24 não é tão difícil assim – use o site Opentable para fazer sua reserva.

  



Nenhum comentário:

Postar um comentário